Município do estado de Minas Gerais, Betim pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e é o quinto município mais populoso do estado. Conhecida como Pólo Industrial, Betim vem investindo no seu potencial turístico, em especial no que diz respeito aos atrativos rurais, ecológicos e culturais. Foto: Vale Verde Parque Ecologico por Fernando Torres campos, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60381060
Cercada por fazendas, alambiques e reservas naturais, a cidade oferece atrações que encantam visitantes de todas as idades. Um deles é o Parque Ecológico Vale Verde, com viveiros de aves, orquidário e passeios de charrete. O espaço abriga ainda o Museu da Cachaça, com cerca de 1.700 rótulos, além de produção, degustação e venda da cachaça e de outros produtos típicos da roça, como doces e queijos.
Dentre as atrações culturais da cidade, podemos destacar o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, a Casa da Cultura Josephina Bento, a Capela Nossa Senhora do Rosário, a Estação Ferroviária Capela Nova, o Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Izabel e a Capela São Sebastião.
O artesanato local é famoso na região e pode ser apreciado e adquirido no Salão do Encontro, com trabalhos de mais de 300 artistas. A oferta é variada e vai desde vasinhos de cerâmica à mantas de tricô, tapetes e móveis de madeira.
Nas trilhas nos arredores de Betim, como a dos Bandeirantes, os adeptos dos esportes de aventura se divertem, praticando trekking, mountain bike e cavalgadas.
Durante o ano a cidade oferece alguns eventos como o Betim Rural, a Feira da Paz, o Rebanhão do Senhor, a Cavalgada de São Jorge, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, o Betiquim e o Encontro de Motociclistas.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Betim!
1 – Casa da Cultura Josephina Bento
Foi construída por volta de 1711. Sua finalidade inicial era servir de pousada para tropeiros, que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Em 1987, ela foi inaugurada como “Casa da Cultura Josephina Bento”, em homenagem a uma das mais antigas professoras da região. Em 1997, a casa foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e hoje é o local onde se realizam os principais eventos culturais de Betim.
2 – Praça Milton Campos
A Praça Milton Campos foi o local que deu origem a Betim, onde, no século XVIII, foi construída a 1ª capela da região. No século XIX, foi construída a matriz que, em 1969, foi demolida. Hoje, com um novo paisagismo, possui um monumento de metal alusivo à antiga matriz.
3 – Museu Municipal Paulo Araújo Moreira Gontijo
Em 1910, este local era o antigo Grupo Escolar Conselheiro Afonso Pena. No final da década de 1960, o local transformou-se no Colégio Comercial Betinense. Em 1998 o prédio foi Tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, passando por uma arrojada reforma e transformando-se em 2002 no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. Nele são realizadas várias exposições de artistas locais, lançamentos de livros, apresentações teatrais e musicais.
4 – Capela do Rosário
Foi construída de 1894 a 1896. Entre 1983 e 1984, a Capela passou por uma restauração. Em 1997, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga de Betim, é ainda o local onde anualmente acontece a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário entre os meses de agosto a outubro.
5 – Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Isabel
Foi construído no período entre 1922 e 1931, com a finalidade de abrigar e tratar os enfermos de hanseníase. O patrimônio arquitetônico da Colônia abriga o Portal, o Cine-Teatro Glória, o sistema de alto-falante, as ruínas do antigo pavilhão, o campo de futebol e os clubes Minas e União. Em 2000, a Colônia teve seu conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico-Cultural.
6 – Estação Ferroviária Capela Nova
Construída em 1910, a Estação Ferroviária Capela Nova faz parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas, que liga Belo Horizonte à Divinópolis (antiga Henrique Galvão). Em 1997, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural Municipal e atualmente é considerada atrativo em potencial.
7 – Salão do Encontro
O Salão do Encontro promove a inclusão social de crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais por meio da educação profissionalizante e artística. São mais de 200 artesão que participam de várias oficinas, como a fabricação de móveis rústicos e etc.
8 – Capela de São Sebastião
O local que hoje abriga a Capela de São Sebastião era ponto de união dos fiéis e lavradores da Fazenda Imbiruçu. Localizada no Bairro Amazonas e edificada na década de 1940, ela é um exemplo raro de capela de fazenda em Betim. Em 1997, foi tombada como patrimônio histórico-cultural.
9 – Alambique e Parque Ecológico Vale Verde
O Vale Verde é um Parque Ecológico que mistura beleza, cultura e lazer. Projetado para preservar a fauna e flora, proporciona a toda família um passeio em um ambiente agradável e tranquilo, em contato com a natureza. O parque oferece diversas atrações de lazer, como passeio de charrete, trilha ecológica, pedalinho, tirolesa, arvorismo e escalada.
10 – Represa Várzea das Flores
Várzea das Flores é uma represa construída no rio Betim, entre os Municípios de Contagem e Betim. O local, pela sua beleza natural, é utilizado pela população do entorno, como área de lazer para pesca e banhos.
QUER CONHECER BETIM?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net