Bertioga é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
O município, que já teve grande importância no desenvolvimento do País, tem em seu complexo turístico a exuberante Mata Atlântica, praias e um patrimônio construído em quase 500 anos de história.
A Aldeia Guarani Rio Silveira, o Forte São João e a Vila de Itatinga são alguns dos pontos de maior importância histórica na região.
Também conhecida como a porta de entrada do litoral norte, Bertioga vem explorando diversos segmentos do turismo, como o ecológico, de aventura, náutico, de acessibilidade, histórico-cultural, religioso entre outros.
Bertioga tem 33 quilômetros de praias próprias para o banho de mar, que oferecem momentos de lazer e a prática de vários esportes, já que possui excelentes condições de balneabilidade. As praias se dividem em Enseada, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e Boracéia.
O maior atrativo de Bertioga é a natureza. Bertioga possui grande área de Mata Atlântica preservada, onde se destacam ambientes como manguezais, floresta nativa, rios, lagos e cachoeiras, além de suas lindas praias.
A cidade também é conhecida pelos shows e eventos realizados principalmente na praia da Enseada, próximo ao centro. Os principais eventos em Bertioga são o Festival da Tainha, Festa do Camarão e o Encontro Internacional do Índio – realizado todo ano no dia 19 de abril, dia do índio.
A região também conserva a cultura indígena através de sua tribo guarani Terra Indígena Ribeirão Silveira.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Bertioga!
1 – Praia da Enseada
A praia da Enseada fica no centro da Cidade e foi a primeira a ter sua orla reurbanizada com o projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake. A praia tem 12 km de extensão, com faixa de areia larga e clara, e mar limpo. É muito procurada por banhistas e famílias por ser ótima para crianças.
2 – Praia de Guaratuba
Localizada a cerca de 30 minutos do centro de Bertioga, a Praia de Guaratuba tem mar aberto com águas cristalinas que criam um lindo cenário de lazer para a família. A Praia é ótima para caminhadas. A praia de Guaratuba forma com a praia de Itaguaré uma faixa contínua de cerca de 8 km.
3 – Praia de São Lourenço
A praia de São Lourenço mistura a tradição do bairro de São Lourenço e a modernidade do empreendimento sustentável mais famoso do Brasil, a Riviera de São Lourenço.
4 – Praia de Itaguaré
A praia de Itaguaré é o melhor destino para quem quer um contato com a natureza intocada. Está preservada por lei com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb).
5 – Trilhas de Bertioga
A cidade tem mais de dez trilhas ecológicas, algumas fáceis, outras nem tanto, mas a maioria delas proporciona banhos em rios e cachoeiras, além do contato com a biodiversidade da Mata Atlântica.
6 – Canal de Bertioga
O Canal de Bertioga é um braço de mar com, aproximadamente, 30 km de extensão. É um excelente local para a pesca e dele podem-se avistar importantes pontos turísticos da Cidade, como o Forte São João, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá. Também é possível desfrutar de atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna.
7 – Vila de Itatinga
A Vila de Itatinga é outro patrimônio de Bertioga e que faz parte da história do Brasil. Autêntica vila inglesa, construída em 1910, abriga a primeira usina hidrelétrica do País e que até hoje ajuda a fornecer energia para o Porto de Santos, o maior da América Latina. A Vila também abriga a linda capela de Nossa Senhora da Conceição, que veio desmontada da Inglaterra. A área é cercada por montanhas de 700 metros de altura.
8 – Forte de São João da Bertioga
O Forte de São João da Bertioga, também chamado Forte de São Tiago, é uma antiga fortificação portuguesa. Fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O Forte São João tornou-se um símbolo para Bertioga e um marco para a história do país. Na área do entorno do Forte fica o Parque dos Tupiniquins.
9 – Parque dos Tupiniquins
Inaugurado em 2004, é fruto de um projeto denominado “Resgate da História”, protagonizado pela prefeitura de Bertioga. Foi construído no entorno do Forte São João de Bertioga, e foi projetado para ser um espaço que mistura lazer e preservação da história indígena colonial da região. O local tem a única estátua do País do cacique Tupinambá, o Cunhambebe, que esteve ali em 22 de setembro de 1563, acompanhado do padre José de Anchieta, para selar a paz entre colonos e nativos.
10 – Aldeia do Rio Silveira
Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontram-se as Terras Indígenas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 índios da etnia Guarani. A aldeia está localizada na Praia de Boracéia e as famílias mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, músicas e culinária típica.
QUER CONHECER BERTIOGA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net