A cidade de Belém, fundada em 1616, é uma mistura da exuberância amazônica e cultura indígena com os tempos áureos do Ciclo da Borracha, período que levou muita riqueza à região. Hoje uma grande capital, Belém guarda traços de tudo o que fez parte da sua história. E é exatamente essa riqueza de influências que faz de Belém um destino tão único e especial. Foto: Estação das Docas por Bruna Brandao – MTur
Ao visitar Belém, experimente tudo o que de novo aparecer. Se deixe levar pelo carimbó e o treme-treme do jambu, visite todos os espaços verdes da cidade (eles são um ótimo refúgio para os dias de calor) e marque um encontro depois da chuva (ela sempre aparece). Vá de coração aberto e deixe que ele seja preenchido pela intensidade do povo paraense.
Outra dica do que fazer em Belém do Pará é se deliciar com a culinária paraense. Os ingredientes inusitados para grande parte dos turistas, já são uma viagem por si só. Experimentar o açaí paraense, a dormência do jambu, o sabor do tucupi e a intensa maniva é fundamental para vivenciar Belém. Os ingredientes compõem pratos junto aos maravilhosos peixes e camarões amazônicos e rendem iguarias como o pato no tucupi, a caldeirada paraense, a maniçoba, o tacacá e o vatapá do Pará.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Belém do Pará!
1 – Estação das Docas
É um moderno complexo turístico e gastronômico, composto por restaurantes, bares, sorveterias, lojas, cinema, museu e um terminal fluvial. Assim é o visual da orla do antigo porto de Belém, transformado em pólo de entretenimento. Aproveite para curtir o pôr do sol à beira do rio.
2 – Forte do Presépio
Localizado no Complexo Feliz Lusitânia, o Forte do Presépio é um dos marcos da fundação da cidade, erguido para defendê-la de invasões. Em seu pátio interno, estão expostos os canhões originais, e de lá tem-se uma bela vista do Rio Guamá e do Mercado Ver-o-Peso.
3 – Casa das Onze Janelas
A Casa das Onze Janelas é uma construção histórica e a antiga residência de um senhor de engenho. Hoje, abriga um espaço cultural com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Aproveite para curtir o belo jardim e almoce no restaurante Boteco das Onze.
4 – Mercado Ver-o-Peso
O Mercado Ver-o-Peso é a maior feira aberta da América Latina e o mais conhecido cartão postal da cidade (um dos pontos turísticos mais visitados de Belém). Em sua marcante estrutura de ferro trazida da Europa no século 19 ficam barracas que vendem os mais diversos produtos: frutas regionais, raízes, temperos, ervas, óleos medicinais, artesanato e muita comida típica, como tacacá e maniçoba.
5 – Basílica de Nazaré
A Basílica de Nazaré é o ponto de chegada do Círio de Nazaré, a maior procissão religiosa do Brasil que acontece sempre no segundo domingo de outubro. Segue o modelo da Basílica de São Paulo, em Roma, em estilo neoclássico. A santa padroeira da igreja fica no topo do altar, protegida por um vidro blindado. Na praça em frente, há uma réplica, onde fiéis amarram fitinhas e fazem pedidos.
6 – Espaço São José Liberto
Patrimônio Histórico do Estado do Pará, erguido em 1749, o Espaço São José Liberto é um espaço de divulgação e comercialização do artesanato paraense com representação da produção de todas as microrregiões do estado do Pará.
7 – Theatro da Paz
Localizado na Praça da República, o Theatro da Paz foi construído em 1870 e conta com materiais e objetos decorativos trazidos da Europa, como o lustre e as estátuas de bronze francesas e o piso de pedras portuguesas. Tem um tour guiado para quem quiser conhecer o interior do teatro.
8 – Museu Emílio Goeldi
É o primeiro Parque Zoobotânico do Brasil, a mais antiga instituição científica da Amazônia e, o segundo museu de história natural brasileiro. Possui acervos de conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia, além de promover pesquisas e estudos científicos dos sistemas naturais e culturais da região.
9 – Mangal das Garças
O Mangal da Garças é formado por quase 40.000 m² de área verde, composto por um mirante de 47 metros de altura, viveiro de pássaros, borboletário, loja de plantas e um restaurante, o “Manjar das Garças”. Imperdível!
10 – Bosque Rodrigues Alves
Localizado na Av. Almirante Barroso, O Bosque Rodrigues Alves é quase um pedaço da floresta amazônica dentro da cidade com mais de 2 mil espécies da flora amazônica. O Bosque tem ainda um orquidário e viveiro de animais. Nele também dá para percorrer trilhas avistando araras, macacos, jacarés, tartarugas e peixes-boi.
CONHEÇA BELÉM DO PARÁ COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net