Localizada no estado do Rio Grande do Sul, Bagé encontra-se a 217 metros de altitude e a cerca de 62 km da fronteira entre Brasil e Uruguai. A cidade possui um Palacete em estilo neoclássico, com mármore, vitrais e ferro. Foto: Catedral de São Sebastião por Leandro da Silva Bertoncelloo, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7660844

O Centro Histórico Vila de Santa Thereza é um dos principais pontos turísticos de Bagé e desde 2009 está aberto à visitação. A Capela de Santa Thereza foi restaurada e todo o local foi transformado em complexo histórico e cultural.

Dentre os pontos turísticos da cidade, podemos destacar o Planetário da Unipampa, que no primeiro ano de atividades recebeu cerca de 10 mil visitantes; a Biblioteca da Unipampa, a maior da cidade com um acervo de 26.975 exemplares; a Casa de Cultura Pedro Wayne, que realiza eventos de cultura popular; o Instituto Municipal de Belas Artes, fundado em 10 de abril de 1921, que oferece cursos de música popular erudita e danças; e o Museu Dom Diogo de Souza, que possui uma pedra da lua trazida pela missão Apollo 17.

Bagé é conhecida pela Festa Internacional do Churrasco – a maior festa deste tipo no Brasil, e pela Semana Crioula Internacional, que ocorre sempre no mês de abril. Outro evento importante, o Festival Internacional Música no Pampa (FIMP), acontece sempre na última semana de Julho e traz artistas e professores internacionais, reunindo alunos de três continentes. 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Bagé!

1 – Prefeitura Municipal de Bagé

A Intendência Municipal foi inaugurada em 24 de fevereiro de 1900. A parte térrea, lado sul, funcionou como cadeia por muitos anos, e na parte superior, no Salão Nobre, funcionou a Câmara dos Vereadores.

2 – Catedral de São Sebastião

Em 1893, durante a Revolução Federalista, a Catedral e a Praça foram palco de grandes acontecimentos. O templo se transformou em hospital de sangue, enquanto junto às paredes laterais se sepultavam os mortos. A Igreja ficou com suas paredes cravejadas de balas. Celebrada a pacificação, a cidade voltou ao normal. Com doações de fiéis, a Igreja sofre reformas e reparos até hoje.

3 – Museu Dom Diogo de Souza

Possui um acervo com mais de 2.000 obras. Dentre elas, acervos particulares, de vultos históricos, objetos de época, armas antigas, bandeiras antigas, objetos utilizados nas guerras dentro do território gaúcho, hemeroteca, fototeca e biblioteca. Possui uma pedra da lua trazida pela missão Apollo 17.

4 – Instituto Municipal de Belas Artes

Fundado em abril de 1921 o Instituto Municipal de Belas Artes é parte importante da vida cultural da Rainha da Fronteira, com especial atenção à música. Atualmente, o instituto oferece cursos de música popular erudita e danças.

5 – Palacete Pedro Osório

O local que hoje abriga a Secretaria de Cultura do município de Bagé, foi construído no início do século XX, pelo Doutor Pedro Osório então médico na cidade. O Palacete possui estilo neoclássico, com mármore, vitrais e ferro.

6 – Casa de Cultura

A Casa de Cultura disponibiliza eventos de cultura popular, erudita, regional e universal. Além disso, também acontecem manifestações de arte como desenho, gravura, pintura, escultura, literatura, música, dança, folclore e artesanato.

7 – Antiga Estação Férrea de Bagé

O prédio da antiga Estação Férrea de Bagé foi inaugurado em 02 de dezembro de 1884, quando também foi inaugurada a linha Bagé – Rio Grande. Na década de 70, os trilhos saíram do centro da cidade e a estação foi para Santa Thereza. Então começou a funcionar no prédio, o Centro Administrativo de Bagé (1980).

8 – Praça da Matriz

Praça onde fica localizada a Catedral de São Sebastião.

9 – Centro Histórico de Santa Thereza

Em torno da charqueada de Santa Thereza, fundada em 1897, surgiu a “Vila de Santa Thereza”. A Capela de Santa Thereza foi restaurada e todo o local foi transformado em complexo histórico e cultural. Desde 2009 está aberto à visitação.

10 – Vinícola Peruzzo

A Vinícola Peruzzo é a primeira do município a conjugar vinhedo e cantina. A Vinícola foi inspirada nos famosos Châteaux de Bordeaux, da França, considerada a mais célebre região de vinhos do mundo.

QUER CONHECER BAGÉ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.