Atenas, a capital e a maior cidade da Grécia, é uma das cidades mais antigas do mundo! A herança da era clássica é representada por antigos monumentos e obras de arte, sendo o Partenon o mais famoso de todos e considerado um marco do início da civilização ocidental. Foto: timeflies1955 – Pixabay

Entre os marcos da era moderna, estão o Parlamento Helênico (século XIX), a Biblioteca Nacional da Grécia, a Universidade de Atenas e a Academia de Atenas. A cidade tem dois Patrimônios Mundiais da  UNESCO: a Acrópole e o Mosteiro de Dafne.

A acrópole, colina rochosa mundialmente famosa e santuário para o culto de vários deuses, também abriga construções da Grécia antiga que são importantes para a humanidade até os dias de hoje.

A visita à Acrópole é uma verdadeira peregrinação ao antigo e, pela quantidade de atrações no local e arredores, é provável que o visitante dedique boa parte do seu tempo apenas na região.

Cerca de 100 metros de altura separam a Acrópole (cidade alta) do restante de Atenas. Para entrar na Acrópole, é preciso adquirir um ingresso. O mesmo também dá acesso ao Teatro de Dionísio, no Templo de Zeus Olímpico, em Keramikos, a Agora Antiga, a Agora Romana e a Biblioteca de Hadrian.

Em Atenas também encontra-se o Museu Arqueológico Nacional, que possui a maior coleção do mundo de antiguidades gregas, bem como o novo Museu da Acrópole.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Atenas!

1 – A Biblioteca de Adriano

Ao norte da Ágora Romana está a Biblioteca de Adriano. A construção de 132-134 a.C., doada pelo próprio imperador romano, possuía estrutura retangular e uma única entrada, através de um propileu suntuoso (portão de entrada) com quatro colunas coríntias de mármore. Espaço para leitura, um teatro e um amplo jardim com cisterna também faziam parte do projeto.

2 – Balneário Agioi Theodoroi

A oeste de Atenas está o balneário Agioi Theodoroi, uma belíssima praia frequentada por muitos habitantes locais durante o verão. Águas calmas, mornas e com um tom de azul impressionante fazem desse um cenário perfeito para dias de descanso e diversão.

3 – Ágora Romana

Conhecida também como a Ágora de Cesar e Augustus, a Ágora Romana consistia em um prédio com propósito comercial composto por um grande pátio aberto, onde havia passarelas cobertas, lojas, entre outros espaços. No local existiam dois propileus (suntuosos portões de entrada) – um deles, o belíssimo portão de Atena, se encontra preservado até os dias atuais.

4 – Estádio Panatenáico

Saindo um pouco da região da Acrópole, você estará bem próximo do estádio de atletismo Panatenáico, sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna, em 1896. A construção é de cair o queixo. Toda em mármore, a estrutura do estádio passou por várias fases até chegar à atual.

5 – Monte Lykabettus

Com 280 metros de altura, o monte Lykabettus oferece uma das vistas mais belas da cidade (uma visão privilegiada não só da Acrópole, mas de vários outros pontos). Uma dica é ir ao local para assistir ao belo espetáculo do pôr do sol na capital grega. No topo, há ainda um aconchegante café/restaurante de onde é possível aproveitar as melhores paisagens durante um almoço, jantar ou apenas um café.

6 – O Erecteion

Situado do lado norte está O Erecteion, considerado o espaço mais sagrado da Acrópole, onde foi realizado o culto de várias divindades. O local, cujo nome homenageia Erecteu, rei mítico e herói de Atenas, começou a ser erguido durante a guerra do Peloponeso, em 421 a.C., e só terminou 15 anos mais tarde. A estrutura do templo é toda em mármore do Monte Pentélico.

7 – O Novo Museu da Acrópole

A Sudeste do Partenon está o Novo Museu da Acrópole. Inaugurado em 2009, o museu abriga boa parte dos tesouros encontrados na colina rochosa de Atenas. O moderno prédio possui várias galerias. Na galeria Arcaica, por exemplo, o visitante vai poder contemplar de perto esculturas do século VII a.C. até o final das Guerras Persas (480/79 AC). Os objetos de arte estão por todos os lados.

8 – O Partenon – Templo da Deusa Atena

No ponto mais alto e visível da Acrópole está o Partenon, famoso templo grego dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade. A construção do local, cuja estrutura é toda em mármore branco do monte Pentélico (situado a nordeste de Atenas), teve início em 447 a.C., durante o comando de Péricles, e só terminou nove anos depois.

9 – O Teatro de Dionísio

O Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, foi fundado no fim do século VI a.C. Assentos de madeira e espaço em formato retangular, reservado para representações dramáticas, assembleias e cerimônias de vários tipos, compunham o local. No século IV a.C. o auditorium foi totalmente reconstruído à base de pedra e adquiriu a forma que pode ser vista até os dias de hoje, apesar dos efeitos do tempo.

10 – Templo de Zeus Olímpico

Considerado o maior da Grécia Antiga construído em Atenas, o imponente templo de Zeus Olímpico é um dos que mais chamam a atenção dos visitantes. E não é para menos: 200 m de comprimento e 130 m de largura abrigam hoje as ruínas de um dos mais famosos espaços da cidade em seu apogeu.

QUER CONHECER ATENAS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: +55 (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.