Distrito do município de Santarém, no Pará, Alter do Chão fica localizada a 1350 km da capital Belém. Apesar de não ser a maior cidade e nem a mais populosa da região, Alter do Chão é a principal base para os turistas que pretendem conhecer as belezas do Rio Tapajós e Rio Arapiuns. Os passeios de lancha e barco para as praias saem quase todos de lá. Foto: Praia da Ilha do Amor por Melhores Destinos
Nas margens do rio Tapajós e do Lago Verde, em Alter do Chão, existem diversas praias. A mais famosa delas é a praia de Alter do Chão, localizada em uma península com terrenos arenosos e inundáveis e também conhecida como Ilha do Amor. Existem também praias menores, como a de Cajueiro, na orla do distrito.
Além das praias, Alter do Chão conta com diversas outras atrações, como florestas, lagoas, igapós, igarapés, canais e comunidades ribeirinhas que enriquecem e muito a experiência da viagem.
Alter do Chão também é a porta de entrada para outros balneários, como Pindobal e Porto Novo, em Belterra, e Ponta de Pedras, em Santarém.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Alter do Chão
1 – Praia de Ilha do Amor
Localizada bem de frente à vila de Alter do Chão, a Praia Ilha do Amor é o principal destino dos turistas na região. O lado mais movimentado da Ilha, onde as cabanas oferecem mesas, é voltado para o Lago Verde, que tem águas límpidas e na temperatura certa pra um delicioso banho refrescante em meio ao calor do Pará. Já no lado voltado para o Rio Tapajós, o ambiente é bem mais tranquilo e praticamente deserto. E é desse lado onde o espetáculo do entardecer acontece.
2 – Lago Verde e Floresta Encantada
Formado pelas águas do Rio Tapajós que abraçam a Vila de Alter do Chão, o Lago Verde banha a Ilha do Amor e oferece outros lindos cenários para quem quiser investir em um passeio mais a fundo. Para chegar à Floresta Encantada, o mais recomendado é pegar um passeio de lancha. Ao chegar na entrada do canal de acesso à floresta, você será transferido para uma canoa e poderá adentrar a vegetação e observar pássaros, macacos e preguiças. Esse passeio é ainda melhor quando feito na cheia do rio, marcada pelo inverno amazônico, quando as águas tomam conta da floresta e o passeio pelas copas das árvores deixa o lugar ainda mais mágico.
3 – Lago do Tapari ou Lago Preto
Mergulhar no Lago Preto é sempre uma surpresa, já que passam pelas pernas dos visitantes correntes de água fria e morna. E a cor, bem como diz o nome, dá a impressão de ser muito escura. Basta, entretanto, um fio de sol bater na água para ela se mostrar transparente. Escondido dos olhares das lanchas e barcos que passam pelo Tapajós, o Lago Preto é boa opção para quem busca privacidade e sossego total em meio à natureza.
4 – Ponta do Cururu
A longa e fina ponta de areia que se forma na margem do Rio Tapajós, oferece diariamente um dos maiores espetáculos da região. O final de tarde lá é disputadíssimo, com dezenas de barcos e lanchas ancorados nos dias mais movimentados. No pôr do sol, há chances até de ter um barco bar oferecendo bebidas geladas para brindar a um dos mais bonitos momentos em Alter do Chão. Durante o dia, o visual continua lindo e, o que é melhor, praticamente deserto. Por lá não há quiosques, restaurantes ou qualquer infraestrutura.
5 – Praia da Ponta de Pedras
A Praia da Ponta de Pedras é uma exceção entre as praias nos arredores de Alter do Chão. Além da areia branca e fina, ela é marcada também por formações rochosas. Localizada às margens do Rio Tapajós, a Praia da Ponta de Pedras é um belo cenário para curtir durante todo o dia. Com ampla oferta de restaurantes, a Praia é um ótimo destino para os turistas que preferem praias com infraestrutura.
6 – Canal do Jari
O passeio para o Canal do Jari é especialmente interessante para os viajantes apaixonados por natureza. O percurso de lancha leva a lindos cenários onde será fácil ver casas típicas ribeirinhas, vegetação amazônica, grandes vitórias-régias, muitos pássaros e ainda alguns animais, como preguiças, macacos, jacarés e, com sorte, alguns botos.
7 – Floresta Nacional do Tapajós – Flona Jamaraquá
Quem visita a região não pode perder a chance de caminhar entre as árvores dessa reserva com mais de 527 mil hectares. O passeio pela Flona do Tapajós, área de conservação localizada no município de Belterra, vai muito além da observação da natureza e você sairá de lá carregado com o conhecimento dos povos da floresta. O passeio para a Flona Jamaraquá acontece com percurso de lancha e saída de Alter do Chão.
8 – Praia e Ponta do Jutuba
Completamente deserta e com água multicolor, a Praia da Ponta do Jutuba é ideal para quem deseja um cenário emocionante em Alter do Chão. A ponta que adentra o Rio Tapajós, em formato de gancho, faz com que as águas da Jutuba criem uma deliciosa e profunda piscina. A Ponta do Jutuba é uma extensão da Praia do Jutuba e você poderá transitar tranquilamente entre as duas. O acesso é possível apenas pelo Rio Tapajós.
9 – Praia do Pindobal
A Praia do Pindobal está entre as prediletas dos turistas que buscam lindos cenários entre as praias na região de Alter do Chão, mas não abrem mão de quiosques e restaurantes. Com diversas cabanas de palha à beira do Rio Tapajós, a Praia do Pindobal é o cenário ideal para relaxar.
10 – Vila de Alter do Chão
Principal base para quem pretende conhecer as praias do Rio Tapajós e Rio Arapiuns, a vila de Alter do Chão ganhou fama e independência turística, e hoje é o destino mais procurado por quem deseja lindos dias à beira-rio. A vila é pequena, mas tem infraestrutura suficiente para receber os visitantes.
CONHEÇA ALTER DO CHÃO COM A TURISMO & CIA!
Conheça nosso pacotes aqui!