Em uma coletiva de imprensa realizada no ultimo dia 03/08, na Itália, o CEO da MSC Cruzeiros, Gianni Onorato, revelou todos os detalhes do protocolo abrangente de saúde e segurança da Companhia. O protocolo foi desenvolvido para apoiar o reinício das operações no Mediterrâneo, projetado para proteger a saúde e a segurança dos hóspedes, da tripulação, bem como das comunidades locais onde os navios da Companhia visitarão. Foto: MSC Magnifica/MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros tem trabalhado em colaboração com as diferentes autoridades nos países onde os navios da Companhia farão escalas, para desenvolver um abrangente protocolo.
Uma força-tarefa dedicada, com a colaboração e o apoio de especialistas médicos externos, desenvolveu um protocolo com novos procedimentos operacionais específicos da MSC Cruzeiros. Os procedimentos vão além das diretrizes regionais e nacionais vigentes e estabelecem efetivamente um novo padrão.
Os novos procedimentos incluem testes universais de COVID-19 para todos os hóspedes e tripulantes antes do embarque; visitas em terra protegidas em cada destino apenas com uma excursão da MSC Cruzeiros, como nível de proteção adicional para os hóspedes; e a apresentação de um Plano de Proteção à COVID para maior tranquilidade dos hóspedes. Com todas essas medidas em vigor, a MSC Cruzeiros visa oferecer aos hóspedes as férias mais seguras possíveis.
Reinício com itinerários no Mediterrâneo
A MSC Cruzeiros está se preparando para um possível reinício neste verão do hemisfério norte no Mediterrâneo. Enquanto a Companhia aguarda as aprovações finais necessárias, dois navios da MSC Cruzeiros estão sendo preparados, o novo MSC Grandiosa e o popular MSC Magnifica.
O MSC Grandiosa oferecerá cruzeiros de 7 noites no Mediterrâneo Ocidental e o MSC Magnifica navegará no Mediterrâneo Oriental. As datas exatas de partida serão determinadas de acordo com as diretrizes recebidas pelas autoridades competentes.
Os itinerários planejados, incluem Grécia e Malta, onde as autoridades não apenas reabriram seus portos para cruzeiros, como também aprovaram o protocolo de saúde e segurança que irá apoiar o reinício das operações.
Nesta fase inicial da retomada das operações, os dois navios da MSC Cruzeiros que operarão no Mediterrâneo, receberão inicialmente apenas hóspedes residentes nos países do Espaço Schengen – Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Grécia, Espanha, França, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda, Noruega, Áustria, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, Suécia e Suíça.
O protocolo operacional abrangente e aprimorado de saúde e segurança da MSC Cruzeiros visa estabelecer um novo padrão
O novo protocolo operacional foi projetado para prevenir e abrandar o risco de transmissão durante uma viagem com a MSC Cruzeiros. Ele inclui os seguintes pilares:
- Triagem universal de saúde dos hóspedes antes do embarque, que compreende três etapas abrangentes: verificação da temperatura, questionário de saúde e teste swab para COVID-19. Dependendo dos resultados da triagem e de acordo com o histórico médico ou de viagem do hóspede, será realizada uma triagem de saúde ou teste secundários. Qualquer hóspede que testar positivo, apresentar sintomas ou temperatura, terá o embarque negado.
- Medidas elevadas de higienização e limpeza apoiadas pela introdução de novos métodos de limpeza, com o uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar e pela higienização do ar a bordo com a tecnologia de luz UV-C, que mata 99,97% dos micróbios;
- O distanciamento social será possível por meio da redução da capacidade geral de hóspedes a bordo, permitindo mais espaço para os hóspedes. A capacidade dos ambientes será reduzida. As atividades serão modificadas para permitir grupos menores e os hóspedes deverão reservar previamente serviços e atividades para o gerenciamento do número de hóspedes.
- Instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada; equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes com suspeita de COVID-19; e a disponibilidade de tratamento gratuito no Centro Médico a bordo para qualquer hóspede com sintomas. Cabines serão disponibilizadas para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos;
- O monitoramento contínuo da saúde será realizado durante todo o cruzeiro. Os hóspedes e a tripulação terão sua temperatura verificada diariamente, quando retornarem de terra ou em estações dedicadas pelo navio, para monitorar o status de saúde. Durante esta fase inicial das operações, os hóspedes só desembarcarão em excursões organizada pela MSC Cruzeiros.
- Um plano de contingência será aplicado se um caso suspeito for identificado. O caso suspeito e os contatos próximos seguirão as medidas de isolamento e podem ser desembarcados de acordo com as regulamentações locais e nacionais.
Novo procedimento de embarque
A MSC Cruzeiros apresentou um novo Plano MSC de Proteção à COVID-19 para proporcionar aos hóspedes mais tranquilidade durante os cruzeiros de verão do hemisfério norte. Isso cobrirá o hóspede se ele for infectado antes da partida e não puder viajar; durante o cruzeiro com despesas médicas; e após o cruzeiro, se o hóspede ficar doente. Além disso, os hóspedes também devem escolher sua cobertura habitual de seguro de viagem e de saúde.
Um procedimento de embarque reformulado com processos de check-in digital foi implementado para tornar o processo mais contínuo e sem contato. Os horários de chegada serão definidos para gerenciar o fluxo de hóspedes. As medidas de saúde e segurança no terminal de cruzeiros atenderão aos mesmos altos padrões das medidas aplicadas a bordo.