Conhecida como a “Terra do Barreado“, Morretes é uma cidade histórica, rica em arquitetura colonial, com casarões antigos preservados, localizada ao pé da Serra, com uma série de atrativos históricos e naturais. Foto: Rio Nhundiaquara por Cristiane Siqueira
Dentre os atrativos mais importantes da cidade, destacam-se o Rio Nhundiaquara e a Igreja de Nossa Senhora do Porto – com arquitetura colonial portuguesa.
A cidade também é o ponto terminal do trem turístico que a liga à capital paranaense Curitiba pela Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá.
O Barreado é uma comida tradicional do litoral paranaense. O prato era tradicionalmente servido aos agricultores que todas as manhãs seguiam para o centro de Morretes e Antonina para vender seus produtos.
Principais Pontos Turísticos de Morretes
1 – Marco Zero da Cidade
Localizado na beira do Rio Nhundiaquara, local onde uma família foi designada para morar em 1721, para cuidar do trafego que subia e descia o rio (pedágio). Em 1733, a Vila de Morretes foi oficialmente fundada com 1.200 metros de diâmetro, sendo esse marco o centro da circunferência.
2 – Matriz Nossa Senhora do Porto
Antigamente, as igrejas eram construídas com uma única torre para evitar o pagamento de impostos ao Vaticano. A cruz Jesuíta na frente da igreja marca o fim do século XIX e o começo do século XX.
A igreja é mantida fechada devido a valiosa Via Sacra pintada em moldura banhada a ouro. Ela retrata a crucifixão de Cristo no ambiente de Morretes.
3 – Galeria Mirtillo Trombini
Abriga obras de arte de artistas locais e exposições artísticas eventuais. A entrada é gratuita, mas não esqueça de assinar o livro de visitantes.
4 – Sino Trincado
Presente de Dom Pedro II à igreja de Morretes, o sino nunca foi instalado na torre devido à uma rachadura. O sino possui o brasão imperial estampado e por se tratar de um presente de alguém importante, foi colocado em um pedestal ao lado da Igreja.
5 – O Edifício mais antigo
O Edifício conserva algumas paredes remanescentes do século XVIII. Adquirido em 1944 pela família Alpendre, foi transformado em hotel no ano seguinte. Atualmente, além de hotel é também um restaurante.
6 – Beiral decorado
O ditado “sem eira e nem beira” tem possível origem nos beirais decorados. O beiral decorado ostentava para a sociedade a posse de dinheiro. Eira em latim significa área (onde se processava o produto da lavoura), portanto tendo produção, tinha-se dinheiro! Não tendo eira e nem beira, era pobre.
7 – O Casario Antigo
Por um costume europeu, as casas eram construídas coladas umas as outras por dois objetivos: aumentar a segurança da casa e diminuir o custo da construção.
8 – Ponte Velha
Construída na Alemanha, foi trazida em pedaços e montada no local em 1912. A estrutura permite apenas um veículo pequeno e baixo de cada vez. Nas laterais há espaço para pedestre.
9 – Vidros pra fora das venezianas
Os vidro foi descoberto em 1.300 DC e foi aperfeiçoado em Veneza onde inventaram as venezianas. Sendo muito caro, quem podia colocar vidro nas janelas, queria colocá-los do lado de fora para mostrar a sociedade que tinha dinheiro.
QUER CONHECER MORRETES?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net