Localizado a 5 quilômetros da praia de Ipanema, Rio de Janeiro, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras passou a fazer parte da seleção de “Hope Spots” do mundo, uma seleta lista com 130 locais de relevância ambiental. A área formada pelas ilhas Comprida, Redonda, Cagarra e de Palmas, além de duas ilhotas chamadas de Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda, foi decretada como Monumento Natural (MONA) em 2010. Foto: MONA Cagarras por Projeto Ilhas do Rio
Os “pontos de esperança”, em português, são ambientes reconhecidos internacionalmente pela alta diversidade de fauna e flora, pela importância ecológica, valor cultural, histórico e econômico para a comunidade ao redor, além do grande potencial para reverter impactos humanos negativos. O grupo seleto inclui as Ilhas Galápagos, no Equador, e a Grande Barreira de Coral, na Austrália, no rol de locais certificados.
A nomeação foi feita pela Mission Blue, uma aliança internacional para conservação marinha responsável pelo reconhecimento desses locais. O selo de visibilidade internacional gera um movimento turístico maior para a região e também alerta a sociedade e autoridades sobre a importância da preservação e da adoção de práticas sustentáveis.
Projeto Ilhas do Rio
O MONA Cagarras foi a primeira Unidade de Conservação (UC) marinha federal de proteção integral do litoral carioca. Apenas o Banco dos Abrolhos, na Bahia, tinha esse reconhecimento em águas brasileiras.
O projeto Ilhas do Rio, que realiza pesquisas sobre a biodiversidade da região há 10 anos, foi o responsável pela candidatura. A candidatura da região para a lista global foi feita pela bióloga marinha e responsável técnica do Projeto Ilhas do Rio/Instituto Mar Adentro, Aline Aguiar.
Para a região ser considerada um “ponto de esperança“, precisa atender a critérios como:
- Alta abundância e diversidade de espécies, habitats ou ecossistemas;
- Populações particulares de espécies raras, ameaçadas ou endêmicas;
- Potencial para reverter danos de impactos humanos negativos;
- Presença de processos naturais, como grandes corredores de migração ou áreas de desova;
- Valores históricos, culturais ou espirituais significativos;
- Importância econômica para a comunidade.