A Ilha Grande representa uma atração a parte em Angra do Reis. A diversidade biológica encontrada em suas praias e em suas matas é única no Brasil. São 192km² de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas. Foto: Praia do Aventureiro por Monique Renne – Melhores Destinos.

Nos anos 70, a Ilha Grande foi transformada em Parque Estadual e foi criada a “Reserva Biológica da Praia do Sul”. Como testemunhas do passado, ficaram a pequena Igreja de Santana, a Mansão do Morcego, o Farol dos Castelhanos, as Ruínas do Lazareto e as Ruínas do Antigo Aqueduto.

A partir da Vila do Abraão, principal núcleo urbano da ilha, as trilhas levam a praias e enseadas pouco exploradas.

Uma das praias mais bonitas é a de Lopes Mendes, no lado sul da Ilha Grande. Por ser uma praia de mar aberto, as águas são bravas, diferentes do lado norte e da própria cidade, cujas praias são protegidas e tranquilas.

No outro extremo, fica a Praia de Provetá, que pode ser visitada de barco. Entre as duas praias fica a Reserva Biológica da Praia do Sul.

Atrativos Históricos de Ilha Grande

Aqueduto – Foto: Monique Renne/Melhores Destinos

Ruínas do Lazareto

Construído em 1871 para abrigar viajantes e imigrantes em quarentena, funcionou assim até 1910. Em 1940 foi reformado e transformado na Colônia Penal Cândido Mendes, abrigando presos comuns até 1954, quando foi implodido pelo Governo Estadual.

Igreja de Freguesia de Santana

É o monumento religioso mais importante da Ilha Grande. Construído em 1843, onde antes havia uma capela, sobre adro retangular, sustentado por muros de arrimo. Importante centro industrial e agrícola no século XVIII, com extensas lavouras de café, cana, legumes, cereais, além de engenhos de açúcar e aguardente.

Aqueduto

O Aqueduto foi construído em 1893, por D. Pedro II, para abastecimento de água do Lazareto. Possui 125m de extensão.

Farol dos Castelhanos

Construído em 1900 com torre de 14m de altura e paredes de 1m de espessura, é um dos mais antigos faróis da costa brasileira em funcionamento. Conserva seu projeto original de técnica francesa, com instrumentos puramente mecânicos.

Ilha de Jorge Grego

Deserta e sem praias, é procurada para pesca e mergulho. Diz a lenda que o pirata Jorge Grego naufragou e passou a morar ali com um ajudante e duas filhas pequenas, sobrevivendo de pequenas plantações. As garotas cresceram e o ajudante se apaixonou por uma delas. Enciumando, o pirata matou-o e tornou-se amante das próprias filhas. Os Deuses enviaram ventos fortes que jogaram as moças no mar e destruíram as plantações. Jorge Grego, enlouquecido, vagou pela ilha até morres de fome, enterrando um grande tesouro até hoje não descoberto.

Extinta Colônia Penal

Em 1903 foi instalada a Colônia Penal de Dois Rios para presos comuns. Em 1940, esses presidiários foram transferidos para o Lazareto, e a Colônia Penal começou a receber presos políticos da Segunda Guerra Mundial, vindos de Fernando de Noronha. Dentre os presos políticos destacamos: Graciliano Ramos, Origenes Lessa, Flores da Cunha e Agildo Barata. Depois abrigou presos de alta periculosidade até 1994, quando foi implodido pelo Governo Estadual.

QUER CONHECER ILHA GRANDE?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.