A empresa global de transportes HyperloopTT quer implementar o primeiro transporte ultrarrápido do Brasil, entre Porto Alegre e Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. A empresa já fechou parcerias com o Governo do Rio Grande do Sul e a Eletrobrás (para identificar possibilidades de construção da infraestrutura) e deseja expandir ainda mais a atuação no país. Serão realizadas análises das condições ambientais, socioeconômicas e de retorno financeiro do investimento. Foto: HyperloopTT/Divulgação

Em formato de cápsula que se movimenta por propulsão magnética, o transporte locomove pessoas e mercadorias a até 1.200 km/h com energia renovável. O hyperloop tem capacidade para até 50 passageiros e funciona em um ambiente de baixa pressão, o que permite que ele opere em alta velocidade com quase zero atrito.

A meta é que o transporte de altíssima velocidade, percorra a distância entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha em um intervalo de 12 minutos. Atualmente, a rota pode ser feita de carro 1h40min, em média; o percurso de ônibus pode durar até três horas.

Como funciona o Hyperloop?

O Hyperloop é uma cápsula com capacidade para transportar pessoas e cargas dentro de um tubo que se movimenta de forma rápida, um pouco abaixo da velocidade do som, conforme explicou o presidente da empresa, Dirk Alhborn, durante a coletiva de imprensa, quando foi anunciado o projeto.

Não há a resistência do ar. A sensação é de estar dentro de uma aeronave por haver um sistema de baixa pressão. Resolve um dos maiores problemas do transporte hoje. Não há ferrovias ou metrôs lucrativos hoje em dia. Com baixo custo operacional, poderia funcionar de forma privada, sem subsídios do governo”, explicou Alhborn sobre o seu funcionamento. Além disso, o projeto segue diretrizes ecológicas e funciona à base de energia solar.

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.