Grécia Antiga é a época da história grega que se estende do século XX ao século IV a.C. Quando falamos em Grécia Antiga não nos referimos a um país unificado e sim num conjunto de cidades que compartilhavam a língua, costumes e algumas leis. Foto: Acropole de Atenas por Anestiev – Pixabay

A Grécia Antiga formou uma das maiores civilizações da Antiguidade, deixando um legando para a humanidade e contribuições muito importantes em diversas áreas do conhecimento, como história, filosofia, literatura, teatro e etc.

Descubra os mais famosos sítios arqueológicos da Grécia Antiga, como: a Acrópole de Atenas, o Santuário de Delfos, a Antiga Olímpia, a Ilha de Delos, o Palácio de Knossos em Creta, o Antigo Epidauro e Micenas.

Conheça 10 Sítios Arqueológicos Imperdíveis na Grécia

Palácio Minóico de Knossos – Foto: Bigfoot/Pixabay

1 – A Acrópole de Atenas

A Acrópole de Atenas é o principal e mais famoso sítio arqueológico da Grécia e fica no ponto mais alto de Atenas. É considerado o património mais importante do período Clássico e também o monumento antigo mais importante da Europa.

2 – O Santuário de Delfos

O sítio de Delfos é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia. Foi descoberto em 1893 pela Escola Francesa de Arqueologia. Este foi o oráculo mais importante da Grécia antiga. Durante o período micênico, a divindade feminina da Terra era adorada no pequeno povoado de Delfos.

3 – Olímpia Antiga

A Antiga Olímpia é um sítio arqueológico situado em uma área de grande beleza natural no Peloponeso. É considerado um dos santuários mais importantes da antiguidade, dedicado ao pai de todos os deuses, Zeus. De fato, dois grandes templos de Zeus e Hera foram construídos lá nos tempos antigos.

4 – Epidauro Antigo

Localizado no lado leste do Peloponeso, Epidauro desenvolveu-se como um centro religioso e como um santuário de Asclépio, o deus da cura. De fato, de acordo com o mito, Epidauro foi o berço do deus Asclépio e é por isso que um importante centro de cura foi estabelecido lá, famoso em todo o Mar Mediterrâneo.

5 – Sítio de Micenas

O sítio de Micenas é considerado um dos sítios antigos mais antigos da Grécia e testemunha o desenvolvimento da civilização micênica. Micenas foi o lendário lar de Agamenon, governante dos gregos durante a Guerra de Tróia. A civilização micênica recebeu seu nome após a descoberta do sítio de Micenas.

6 – A Ilha Sagrada de Delos

Monumento Mundial da UNESCO, Delos é uma pequena ilhota situada a poucos quilómetros da famosa ilha de Mykonos. Delos é considerado um dos mais importantes santuários da Grécia. Segundo a mitologia grega, Delos foi o local de nascimento de Apolo, o deus da luz e pode ser de Ártemis, irmã gêmea de Apolo, deusa da caça. Era um lugar sagrado nos tempos antigos. Funcionou como um centro religioso e comercial.

7 – O Palácio Minóico de Knossos

Knossos é o local antigo mais importante e o palácio mais bem preservado da civilização minóica, que floresceu na Grécia de 2.700 a 1.450 AC. Localizada perto da moderna Heraklion na ilha de Creta , foi a sede do lendário rei Minos e também é um lugar ligado a muitas lendas, como o Labirinto com o Minotauro e a história de Dédalo e Ícaro.

8 – Minoan Akrotiri em Santorini

A cidade minóica de Akrotiri está localizada no lado sul da ilha de Santorini e é o segundo local mais bem preservado da época minóica, depois de Knossos. Devido ao comércio, Akrotiri era uma cidade muito desenvolvida na antiguidade. As obras também revelaram uma cidade com casas de dois andares, prédios públicos, armazéns e até rede de esgoto.

9 – O Santuário de Dion

O Santuário de Dion foi dedicado ao Deus Zeus (Dias em grego). Por estar localizado no terreno do Monte Olimpo, era considerado o santuário mais próximo dos deuses gregos . Desde os tempos muito antigos, havia um altar no local para homenagear os deuses do Olimpo, mas Dion se desenvolveu em grande parte durante os tempos da Macedônia.

10 – Dodona Antiga

O antigo sítio de Dodona está localizado no lado noroeste da Grécia, na região do Épiro. Este foi o segundo oráculo mais famoso da Grécia, depois do Oráculo de Delfos. O oráculo era dedicado a uma Deusa Mãe – Rhea ou Gaia, porém, o altar foi dedicado ao Deus Zeus. Dodona permaneceu um importante santuário religioso até a ascensão do cristianismo no final dos tempos romanos.

CONHEÇA A GRÉCIA ANTIGA COM A TURISMO & CIA!
Faça sua reserva!

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.