O Circuito Vale dos Encantos possui 500 quilômetros de extensão e é dividido em duas partes: a Rota Serra e a Rota Mar. Foto: Igreja-Matriz-Sagrado-Coracao-de-Jesus por Circuito-Vale-dos-Encantos
A Rota Serra é caracterizada pela passagem na área rural e pelas serras da região, acumulando grandes subidas, natureza diversificada, além de paisagens em meio a cachoeiras, montanhas e vales.
A Rota Mar te leva do litoral ao rural, abrangendo as planícies litorâneas da região e provem um cenário cativante pelas estradas de terra do interior, retornando ao litoral.
O Vale dos Encantos teve colonização alemã, italiana, húngara, polonesa e açoriana. Conta com atrações diversas como museus, igrejas, casas com arquitetura típica dos imigrantes e monumentos tombados, classificados como Patrimônio Histórico Nacional.
Conheça os municípios que fazem parte do Vale dos Encantos
Barra Velha
O clima tranquilo das praias predomina no balneário de Barra Velha. A cidade colonizada por açorianos ainda hoje conserva as características de uma típica vila de pescadores. Além das praias, são atrativos naturais a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão e propícia para esportes aquáticos; e a Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, lugar ideal para a pesca.
Corupá
A capital catarinense da banana tem suas principais atrações ligadas ao ecoturismo. Colonizado por alemães, italianos e poloneses, o município está localizado num vale cercado de Mata Atlântica e inúmeras quedas-d’água – são mais de 60 cachoeiras espalhadas pela região. O município possui diversas trilhas que levam a cachoeiras, saltos e grutas.
Guaramirim
A maior parte do território de Guaramirim é ocupada por áreas rurais, o que evidencia a produção caseira e artesanal. O principal reduto é a Estrada Jacu-Açu, onde há um parque aquático, lagos pesque-pague e venda de produtos coloniais. O município encontra-se no centro dos principais pólos industriais do Estado de Santa Catarina (Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul).
Jaraguá do Sul
Colonizada pelas etnias húngara, polonesa, Italiana e alemã, Jaraguá do Sul possui um belíssimo cenário de ecoturismo, aventura, lazer e cultura. Rica em história, Jaraguá do Sul também é rica em museus, objetos, livros e imagens com relatos dos costumes, das empresas e também da fase pré-colonização.
Massaranduba
Belezas naturais e riqueza cultural compõem um cenário privilegiado no município de Massaranduba. Paisagens de planícies entram em contraste com os morros. Um passeio pelas estradas rurais de Massaranduba pode desvendar costumes e tradições seculares trazidos por diversos povos que aqui se estabeleceram.
São João do Itaperiú
Em São João do Itaperiú as atrações são os produtos coloniais de qualidade produzidos na região, a Igreja de São João Batista e a Festa de São João, padroeiro da cidade. A celebração conta com comida típica, bailes, show pirotécnico e uma fogueira gigante com cerca de 30 m. Doces caseiros, licores e conservas de hortaliças são encontrados na cidade.
Schroeder
Esse pacato município de origem germânica tem metade de sua área localizada em serras cobertas de Mata Atlântica, ambiente que favorece o desenvolvimento do turismo rural, a observação de pássaros, o agroturismo e os esportes de aventura, com destaque para o montain bike. Conhecida pelas nascentes de aguas naturais com dezenas de ribeirões, a cidade promete muita aventura para os amantes de esportes radicais.
CONHEÇA O VALE DOS ENCANTOS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários