Já se imaginou, viajando de carro e vivendo experiências extraordinárias, em contato com a natureza?
A Rota das Terras Encantadas é um roteiro cheio de encantos, gastronomia e entretenimento! Você vivenciará uma verdadeira volta ao passado, através do resgate da cultura alemã, italiana e gaúcha, através da história, da cultura e dos costumes.
O Roteiro encanta pela gastronomia rica em detalhes e sabores: da cuca a polenta, do peixe ao saboroso churrasco gaúcho, acompanhado de um bom chimarrão – uma herança de nossos antepassados. Foto capa: Vista_aérea_do_municipio_de_boa_vista_do_cadeado por Prefeitura-de-Boa-Vista-do-Cadeado.
Conheça os municípios que fazer parte da Rota das Terras Encantadas no Rio Grande do Sul!
Alto Alegre – Terra de gente que trabalha!
O município de Alto Alegre é um lugar hospitaleiro e tranquilo, com ótima qualidade de vida! Tem como principal atração turística o Rio Jacui, muito procurado para a pesca, passeios de barco, trilhas e caminhas. A cidade conta com diversas belezas naturais como o Parque Municipal de Exposições Délio e Gema Dendena, além do Museu Jorge Sauer e da Biblioteca Municipal. Alto Alegre também valoriza muito suas tradições, cultura, gastronomia e eventos religiosos como a “Procissão à Nossa Senhora Aparecida”, em 12 de outubro. Foto: Alto Alegre por Prefeitura de Alto Alegre.
Boa Vista do Cadeado e suas beleza naturais!
Em Boa Vista do Cadeado, o turista encontra rios para a prática da canoagem e belíssimas cachoeiras que complementam a paisagem natural. Na “Casa do Produtor Rural”, é possível experimentas as delícias produzidas pelos moradores do interior. O município também realiza todos os anos, o Comuvi – Concurso Municipal de Vinhos, a Fecad – Feira do Cadeado e o tradicional rodeio.
Boa Vista do Incra – Terra da Prosperidade!
A Terra da Prosperidade encanta seus visitantes pelas suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Devido a mistura étnica de seus moradores, o município oferece uma gastronomia diferenciada e promove festas como o Carnaval de Rua, a tradicional Festa do Colono e Motorista, e a Mateada Campeira.
Carazinho – Capital da hospitalidade e da logística!
Carazinho possui uma rede hoteleira e gastronômica de destaque. Dentre seus principais pontos turísticos, destacam-se o Museu Olívio Otto, o Santuário Santa Rita de Cássia, a Praça Albino Hiellebrandt, a Igreja Matriz Bom Jesus, a Prefeitura Municipal, o Parque Municipal João Xavier da Cruz, o Jockey Clube Carazinho e o Monumento ao Bombeador – índio que observa, protege e vai a frente da caravana dos tropeiros.
Colorado – Berço da Lavoura Mecanizada!
Colonizada por imigrantes italianos e alemães, Colorado destaca-se pelo turismo religioso, visto na Igreja São João Batista (uma verdadeira obra de arte), e também pelo Museu Boa Esperança, que conta toda a história da colonização do município. A cidade valoriza eventos religiosos como festas, novenas e procissões.
Cruz Alta – Terra de Érico Veríssimo!
Berço de importantes personalidades gaúchas como “Érico Veríssimo”, Cruz Alta tornou-se um dos maiores e mais importantes municípios do Rio Grande do Sul. A cidade também foi cenário de importantes acontecimentos políticos, econômicos e religiosos. Toda essa história é contada através de seus principais pontos turísticos como a Cruz – Marco Inicial da Cidade, o Museu Histórico Municipal, a Estação Férrea e o Museu Érico Veríssimo – casa onde nasceu o escritor.
Espumoso – Sentinela do Progresso!
Conhecido como Sentinela do Progresso, Espumoso é a primeira cidade banhada pelo Rio Jacuí – segundo maior do Rio Grande do Sul. A cidade possui muitos locais de lazer como o Parque de Exposições Armídio Bertani, onde são realizados inúmeros eventos como a Exapiec – importante Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial. Suas belas praças e o Complexo Exportivo são pontos de lazer e recreação que reúnem várias gerações.
Fortaleza dos Valos – Celeiro Mecanizado do Rio Grande do Sul!
Localizada a 336km de Porto Alegre, Fortaleza dos Valos foi colonizada principalmente por imigrantes italianos. O município destaca-se pelo roteiro turístico “O Caminho das Belezas Naturais, da Gastronomia e dos Encantos da Colônia”.
Ibirubá – Terra da Pitangueira do Mato!
Povoada por colonos alemães e italianos que construíram uma sociedade forte e empreendedora, Ibirubá é um importante polo de desenvolvimento na região do Alto Jacuí.
Lagoa dos Três Cantos – Rainha do Alto Jacuí!
A Lagoa dos Três Cantos tem como principal pontos turístico a Praça da Lagoa. Seus aspectos histórico-culturais ficam localizados junto ao Museu Municipal, Biblioteca Pública, prédios antigos, entidades culturais e igrejas centenárias. Além de sua beleza natural e histórica, em Lagoa dos Três Cantos os visitantes encontram muita hospitalidade e comidas típicas como cucas, bons vinhos e o tradicional chucrute.
QUER SABER MAIS?
Então acompanhe a 2ª parte na próxima semana!
Comentários