As belezas naturais aliadas ao ambiente interiorano são os atrativos principais do município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul.
A cidade é conhecida por ser a terra do “Salto do Yucumã“, que consiste na maior queda d’água longitudinal do mundo, uma das maravilhas naturais do Estado gaúcho.
Também em Derrubadas se encontra o Parque Estadual do Turvo, considerado o último reduto da onça pintada no RS.
A oportunidade de conexão com a natureza e apreciação de paisagens encantadoras atraem inúmeros turistas para o local, que também aproveitam para conhecer as raízes da cidade por meio do turismo rural.
Derrubadas é banhada pelas águas do rio Uruguai e tem fronteira fluvial com a Argentina. Além disso, a Nordeste, parte do seu território faz divisa fluvial com o Estado de Santa Catarina.
Salto do Yucumã
Localizado no município de Derrubadas, o Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1800 metros. A altura das quedas varia conforme o nível do rio Uruguai, podendo chegar até cerca de 20 metros e a profundidade média do canal é de aproximadamente 110 metros.
O Salto abriga uma biodiversidade bem típica, com espécies ameaçadas de extinção, como a bromélia-do-rio. O Salto do Yucumã é um verdadeiro paraíso ecológico que merece ser visitado e admirado por todos!
Para visitar o Salto do Yucumã é preciso ingressar no “Parque Estadual do Turvo” que está aberto de quinta à segunda, com entrada das 8:00h até às 15:00h, e saída da área de lazer próxima ao Salto do Yucumã até às 16:00h e saída do Centro de visitantes até às 17:00h.
Através de uma estrada de 15 km, que atravessa as matas exuberantes do parque, chega-se até a área de lazer do Salto do Yucumã. Com cerca de 500 m, a trilha que leva até o Salto é feita a pé.
Parque Estadual do Turvo
Criado através do Decreto Estadual n° 2.312, de 11 de março de 1947, como Reserva Florestal, o Parque Estadual do Turvo foi uma das primeiras unidades de conservação instituídas no Rio Grande do Sul em 1954, sendo a maior área protegida de proteção integral do Estado.
Com cerca de 17.500 hectares, é o último refúgio para animais como a onça-pintada, a anta e o gavião-real (harpia) no Rio Grande do Sul. Por isso, é considerado por muitos ambientalistas como a área mais importante para conservação da fauna gaúcha ameaçada de extinção.
O principal atrativo turístico do parque é o Salto do Yucumã. O Parque Estadual do Turvo se destaca por ser a última porção significativa da formação vegetal do Alto Uruguai no Estado do Rio Grande do Sul.
Visitas ao Parque do Turvo, somente com agendamento!
Centro de Visitantes
Inaugurado em julho de 2012, o Centro de Visitantes fica localizado na entrada do Parque do Turvo. No local os visitantes recebem informações sobre o parque, contendo temas ligados à importância da Mata do Alto Uruguai e à conservação da biodiversidade.
O Centro de Visitantes dispõe tanto de Monitores Ambientais, como Mostra de Biodiversidade, Espaço de Educação Ambiental com exposições, Vídeos e Auditório para apresentações. Há ainda um espaço destinado à leitura, com diversos livros tratando de temas ligados ao meio ambiente. Atualmente junto ao Centro também funciona a sede administrativa do parque e o setor de fiscalização.
QUER CONHECER DERRUBADAS E O SALDO DO YUCUMÃ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (ZAP) 21 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net