O Roteiro de Observação de Aves lançado este mês na região da Costa Verde & Mar, reúne locais de nove cidades da região indicados para a realização da atividade que tem ganhado força no Brasil. Foram três anos de estudos, eventos, cursos e atividades para aprimorar o empreendedor na técnica de observação de aves e da vida silvestre.
Os praticantes podem acessar o roteiro da Costa Verde & Mar através do site e contam ainda com orientação e auxílio de uma equipe que atua nos destinos listados, que receberam treinamentos de profissionais especializados, incluindo “Curso de Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves” aplicado por Tietta Pivatto, uma das mais conceituadas profissionais da área.
Localizada no Litoral Centro-Norte catarinense, a Costa Verde & Mar possui proximidade com área de rio, mar e mata e, por isso, reúne centenas de espécies, se tornando uma das regiões brasileiras mais indicadas para a observação de aves. Por ser referência, foi a primeira a realizar a prática a distância, com encontros e orientações on-line. Diante da situação de pandemia, o evento teve oito edições virtuais e reuniu mais de 500 pessoas de todo o Brasil e da Europa.
Confira abaixo os principais locais da iniciativa da Costa Verde & Mar:
- Balneário Camboriú: Estaleiro Village Pousada;
- Balneário Piçarras: ONG SelvAge;
- Bombinhas: Museu Charles Darwin;
- Camboriú: Costa Rosa, Sítio Brilho Verde, Espaço Rural Clarear e Glashaus;
- Itajaí: Parque Municipal da Atalaia;
- Itapema: Sítio Família Marchi e Recanto do Guarapuvu;
- Navegantes: restinga;
- Penha: Casa do Pôr do Sol;
- Porto Belo: Ilha de Porto Belo.
Fonte: Mercado & Eventos