Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força, sendo uma das joias mais germânicas da Rota Romântica. A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica, assim como, a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.
O potencial turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes motiva diversos eventos. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Magia da Páscoa, a Feira de Arte e Artesanato, o Festimalha, o Festival Sabores da Colônia, o Festival Internacional de Folclore, o Festival da Primavera – Frühlingsfest e o Natal no Jardim da Serra Gaúcha são destaque na programação anual do Município.
Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.
Nova Petrópolis detém o título de “Jardim da Serra Gaúcha” por tratar-se de uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias.
Os roteiros turísticos oferecidos são atrações imperdíveis:
- O Roteiro de Turismo Rural Alemães do Sul – Caminhos de um Povo proporciona o contato com o meio rural, suas dinâmicas e sua cultura recontando a emocionante epopéia dos Boêmios através de propriedades.
- O projeto Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado – reúne três roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do Município; Roteiro Mallakoff, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a proposta turística de Nova Petrópolis.
- A Rota Cervejeira da Serra Gaúcha reúne as principais cervejarias da Região das Hortênsias em um roteiro único aos apreciadores.
- O Roteiro Caminhos Germânicos – Natureza exuberante e uma história fascinante – reúne 15 empreendimentos que oferecem diversas opções de visitação, reunindo história, arte, gastronomia e passeios em meio a natureza; localiza-se entre Nova Petrópolis e Gramado, junto à RS 235, nas comunidades de Linha Brasil e Nove Colônias.
Labirinto Verde
Localizado na Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por ciprestes plantados em círculos dando passagem para chegar-se ao centro. São cuidadosamente cortados formando uma “cerca viva”. A entrada ao local é gratuita. Nova Petrópolis é hoje conhecida nacionalmente por este ponto turístico, inaugurado em 1989.
Parque Aldeia do Imigrante
O Parque Aldeia do Imigrante é o atrativo turístico de maior destaque do município. Foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram esta região, predominando a imigração alemã. Inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985, ele ocupa uma área de aproximadamente dez hectares, sendo a maior parte mata nativa.
O Parque está dividido em dois espaços, sendo o primeiro a Aldeia Bávara e o segundo a Aldeia Histórica, na qual há a representação da história dos primeiros imigrantes em forma de Museu Vivo. Além de preservar o patrimônio cultural, o patrimônio natural também é preservado.
Na entrada do Parque foi erguida uma “Aldeia Bávara” com os seguintes elementos arquitetônicos: “Pórtico de Entrada”, lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, “Salão de Baile”, Quiosque para apresentação do rico folclore da região e o “Biergarten” (Jardim da Cerveja). Estes prédios foram construídos para as tradicionais festas do Município.
No coração do Parque, a reconstrução de antigos prédios históricos com técnica “enxaimel”, removidos de diversas localidades do interior, constituem a “Aldeia Histórica”, demonstrando a estrutura e funcionamento de uma aldeia de Imigrantes, entre os anos de 1870 e 1910. Nesta Aldeia, encontram-se as seguintes construções, algumas com aproximadamente 100 anos: Capela do Imigrante, cemitério, venda com salão de baile, réplica da primeira sede da cooperativa de crédito mais antiga da América Latina, casa com cantina, ferraria, escola comunitária, casa do professor, casa do sapateiro, casa paroquial, estúdio fotográfico de foto à moda antiga, de Germano Schüür, e o Museu Histórico Municipal.
Praça das Flores
A Praça da República, carinhosamente chamada de Praça das Flores, situada no centro da cidade, funde-se com a história da própria Colônia Provincial, pois em 1858 já havia sido definida a sua localização.
Hoje a Praça das Flores é um recanto sempre florido, com seus diversos canteiros e árvores no entorno. Na praça, além do Labirinto Verde, existe o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina. A Praça das Flores ainda é agraciada com a Casa do Artesão.
Torre de Informações Turísticas
A Torre constitui-se de um pórtico na entrada da cidade, tem estilo medieval e além disso, recebe os visitantes, que podem usufruir a paisagem a 25 metros de altura, após subir 80 degraus.
A Torre foi inaugurada em 25 de julho de 1990. Ela foi construída no local exato onde os pioneiros da “Colônia Provincial de Nova Petrópolis” costumavam descansar após a subida extenuante. É também o local de onde se tinha uma visão geral das terras onde deveria ser construída a “Nova Pátria”.
Jardim Mais Alto e Mirante do Menino Jesus de Praga
O “Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha” e o “Mirante do Menino Jesus de Praga” são opções de atrativos em Nova Petrópolis. Destinados ao turismo religioso e de contemplação, os atrativos estão localizados no Morro da Fome, um dos pontos mais altos da região.
O “Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha” permite um olhar de 360º ao horizonte, facilmente avistando-se o centro de Nova Petrópolis. A imagem do Menino Jesus de Praga, trazida da Boêmia, região de origem dos imigrantes que se instalaram na Linha Imperial, abençoa os visitantes do Mirante.
A contemplação dos jardins que enfeitam o Morro da Fome é um convite à reflexão e conexão. Os atrativos integram o Roteiro Turístico Armazém Rosa Mosqueta. Há cobrança de ingresso.
Moinho Rasche
O Moinho Rasche foi reformado e reinaugurado em maio de 2008. É um moinho aberto para visitação, que funciona como uma espécie de museu, já que possui todo o maquinário utilizado antigamente no processo de moagem do milho.
Em suma, o moinho tem como objetivo principal, a cultura e o resgate da história dos moinhos e da culinária, com destaque para processos produtivos em extinção atualmente. O local oferece visitação guiada gratuita.
Esculturas Parque Pedras do Silêncio
Conheça a história e a cultura da imigração germânica de Nova Petrópolis, através da beleza e arte das esculturas em pedra. Dispostas em uma composição de vegetação nativa e paisagismo, as esculturas representam as profissões, costumes e tradições, além das faces de vários imigrantes.
Galeria de Arte Casa Amarela
A Galeria de Arte Casa Amarela representa um espaço no qual os artistas da região da Serra Gaúcha têm a oportunidade de não apenas exporem suas obras, mas também torná-las conhecidas ao público e comercializá-las. Além disso, todas as obras de arte que compõem a galeria são produzidas por artistas que residem nesta região.
Ninho das Águias
Localizado a Noroeste do Município de Nova Petrópolis, a 4 km da cidade e a 684 metros de altitude, o Ninho das Águias possui uma rampa de voo livre permitindo uma vista panorâmica de 270º graus na região e no Vale do Caí. O Vale do Caí é protegido por morros e suas superfícies aradas são excelentes pontos de desprendimento de correntes ascendentes.
A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente no mês de março até o final de outubro, assim sendo o melhor período para a prática de voo livre. Nesta época os vôos chegam a alcançar 3.000 m de altitude. O pouso é feito na propriedade de Normélio Schneider, área boa para que qualquer piloto possa fazer o pouso com segurança, independente do nível de domínio das técnicas do praticante.