Parintins sede do arquipélago das Ilhas Tupinambaranas, é um município amazonense localizado a 369 km de Manaus, na divisa com o Pará. É palco de uma das maiores manifestações culturais do país: o Festival Folclórico de Parintins, um duelo entre os bois bumbás  Caprichoso, representado pelas cores azul e branco, e Garantido, com as cores vermelho e branco. Foto: Rio Uiarupaca por Aldamir Chixaro – MTur

Com mais de 100 mil habitantes, Parintins fervilha no período do festival, quando praticamente dobra a população com os turistas que invadem a ilha. A paixão pelos bois está espalhada por todos os cantos da cidade. Residências, telefones públicos e ruas ostentam as cores dos bumbás, o azul ou o vermelho. 

Apesar de voltada para o festival, a cidade tem outros pontos turísticos ainda pouco explorados. A cidade possui lagos com cenários incríveis, construções históricas, feiras de artesanato e praças muito movimentadas.

O que fazer em Parintins

Foto: Bumbódromo por Aldamir Chixaro – MTur

Além do espetáculo dos bumbás, Parintins oferece outras atrações:

Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Inaugurada em 1981, a igreja foi projetada na Itália e só foi possível ser construída graças ao Festival de Parintins, criado no intuito de arrecadar fundos para erguer o templo religioso. De 6 à 16 de julho, a igreja atrai romeiros do País inteiro para os festejos de Nossa Senhora do Carmo. A procissão é o segundo maior evento do calendário anual de Parintins. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira de Parintins.

Praça do Comunas

Localizada na orla da cidade, é uma das áreas mais agitadas durante o festival. Oferece uma bela vista do rio Amazonas e do por do sol da cidade.

Orla do Rio Amazonas

Na orla de Parintins você pode apreciar a beleza e a força do rio Amazonas, que passa em frente à cidade. Um calçadão circunda a orla, que oferece bares e restaurantes com delícias regionais.

Passeio de triciclo

Uma das atrações de Parintins são os triciclos, decorados das mais variadas formas, que levam os visitantes a conhecer com calma a cidade.

Visita aos currais dos bois

Cada boi tem o seu curral, onde ocorrem os ensaios e a criação de todo o espetáculo. A “Cidade Garantido”, curral do Garantido, fica no endereço Rodovia Odovaldo Novo, km 1, s/n – Baixa do São José; O Curral Zeca Xibelão, do Caprichoso, fica na Rua Gomes de Castro, 62 – Centro de Parintins.

Mercado Municipal de Parintins

Reinaugurado em maio de 2019, é uma das construções históricas mais bonitas de toda a Ilha. É no local que se observa a união da gastronomia regional, artesanato, cultura local e arquitetura. Experimente o café regional, a tapioquinha e o “x caboquinho” (pão recheado com tucumã e queijo coalho). 

Dentro do mercado é possível encontrar ingredientes da culinária tipica do Amazonas, um restaurante com música ao vivo e uma vista incrível para o rio Amazonas.

Já na parte externa, uma imensidão de barracas oferecem aos visitantes uma gama extensa de produtos que vão de confecção própria e manual até venda de bebidas alcoólicas e adereços para a festa dos Bumbás mais famosos do Brasil.

Bumbódromo de Parintins

O Bumbódromo é o principal ponto turístico da cidade, pois é nele que acontece o popular Festival de Parintins. O Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes (nome oficial) é uma espécie de arena construída no formato da cabeça de um boi, onde os bumbás Caprichoso e Garantido desfilam e competem pelo título do Festival. O local foi inaugurado em 1988 e tem capacidade para 35 mil pessoas. 

Praça do Cristo Redentor

Também conhecida como Praça Digital. Fica na orla de Parintins e é local de apresentações artísticas, tornando-se ponto obrigatório de passagem dos visitantes que chegam em centenas de barcos para o Festival. 

Turistódromo

Inaugurado em 2019, o “Turistódromo” de Parintins fica localizado na Praça da Catedral, em frente a igreja. O espaço foi criado com o objetivo de ser um ponto de apoio ao turista, um local seguro e confortável para quem visita o município. A nova área disponibiliza aos  visitantes, diversas informações sobre a ilha em guias de bolso.

Vila Amazônia

A 20 minutos de barco de Parintins, a Vila Amazônia foi o berço da imigração japonesa na década de 1930 e pioneira no cultivo da juta. Local de trilhas, igarapés e cachoeiras. Uma balsa sai diariamente do porto do Lago da Francesa para a vila.

Rio Uaicurapá

Durante a vazante, entre os meses de agosto e fevereiro, é onde se localizam as belas praias fluviais, de areias brancas que constrastam com as águas escuras. Próximo ao rio estão as ilhas do Pacoval, das Onças e das Guaribas.

Como chegar:

Foto: Porto de Parintins por Mario Oliveira – MTur

Parintins só é acessível por barco ou avião.

Avião: Há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar 1 hora ou 40 minutos, dependendo da avião. No período do festival os voos têm várias frequências diárias. Mesmo assim, o ideal é adquirir a passagem com antecedência. Fora do período do festival, a MAP é a empresa aérea que oferece voos diários para Parintins.

Barco – A viagem demora de oito a 24 horas, dependendo da embarcação. No período do festival, os barcos de linha saem do porto da Manaus Moderna e ficam ancorados na orla de Parintins até o final do festival. O viajante pode atar sua rede e dormir no barco. Nesse tipo de embarcação, que leva em média 200 passageiros, a viagem demora entre 18h e 24h. O retorno é mais demorado, em média 24h.

As passagens são compradas em guichês no porto da Manaus Moderna, na Zona Sul de Manaus, ou direto com os proprietários dos barcos.

Além dos barcos de linha, mais lentos, também é possível chegar em Parintins nos A jato, lanchas rápidas fechadas que demoram de seis a oito horas de viagem. Nessas lanchas, que tem capacidade de até 90 pessoas, não é possível pernoitar.

QUER CONHECER PARINTINS?
Entre em contato conosco.
Informações: ZAP (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.