A cidade histórica de Antonina fica localizada no Paraná a 90 km de Curitiba e a 50 km de Paranaguá. Além da extraordinária beleza natural paisagística, Antonina possui no seu calçamento de pedras e nas suas ruínas, histórias que enriquecem o seu patrimônio.
Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná e oferece diversos atrativos turísticos. Merecem destaque a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, seu casario histórico preservado e a bela serra do mar ao fundo. Na baía de Antonina destacam-se as ilhas das Rosas, do Lessa, do Quamiranga, do Goulart e do Corisco.
O ramal ferroviário Antonina-Morretes começou a operar em 1892 adotando o nome “Estrada de Ferro Imperial Dona Isabel”. Após muitos anos desativada, a linha férrea voltou a receber passageiros. O “Trem Caiçara” foi inaugurado para o turismo no dia 21 de novembro de 2020.
Conheça os pontos turísticos de Antonina
Matriz Nossa Senhora do Pilar
A igreja está no local desde 82 anos antes da fundação oficial de Antonina. A região era chamada de Capela e todos que nasciam lá eram chamados de capelistas.
Caetano Munhoz da Rocha
Casa onde nasceu o governador do Paraná em 1879. A parede da casa mostra a sua composição interna; os pontos brancos são conchas marinhas.
Pousada Atlante
Primeiro edifício com elevador da cidade. O proprietário morreu durante a construção e seus filhos colocaram um elevador panorâmico em homenagem ao pai.
Rua Quebrada
Ruas quebradas são comuns em cidades históricas. O objetivo era quebrar a brisa forte que vem do mar varrendo a cidade. Também acreditava-se que junto com a brisa, vinham as doenças.
Nhô Belarmino e Nhã Gabriela
Residência de dupla de moda caipira que fez sucesso com “As mocinhas da cidade”. Na parede tem uma placa com a música favorita deles. Em Antonina, as placas nas paredes das casas indicam o nome da musica favorita da família.
Fonte de água da Carioca
Foi fundada em 1867 e fechada na década de 1960 com a chegada do saneamento básico em Antonina. Carioca significa casa de branco.
Cenário do Oriundi
Casarão usado como cenário do filme brasileiro Oriundi e protagonizado por Anthony Quinn. Foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Paraná.
Teatro Municipal
Tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Paraná, mantém o aspecto original com exceção das janelas e portas frontais. Carmen Miranda se apresentou no local em 1933.
QUER CONHECER ANTONINA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net