Petrópolis, a Cidade Imperial, se transforma mais uma vez em um burgo alemão com a Bauernfest. A 30ª edição da Festa do Colono Alemão se realiza entre 14 e 30 de junho no Palácio de Cristal e arredores. A influência germânica inspira uma programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica e a diversão no Baile do Fritz, com entrada gratuita.
A Bauernfest é aberta ao público. Toda a programação é gratuita, sendo pago apenas o que for consumido nas barracas. Os concursos que fazem parte da programação (como Chopp em metro, por exemplo) também são gratuitos, porém devem ser realizadas as inscrições no próprio evento, (em horário específico) para participação. Cada concurso tem suas regras a serem seguidas para participação. No caso do Concurso Chopp em Metro, só poderão participar maiores de 18 anos, com a apresentação de um documento de identificação com foto.
A festa tem como objetivo homenagear os colonos alemães, que fazem parte da história da cidade, além de valorizar e exaltar a influência germânica, ainda presente em Petrópolis, como nas manifestações culturais, na culinária, na arquitetura e nos costumes. Ela homenageia a origem dos moradores da cidade e atrai pessoas de vários lugares do país, inclusive de outras cidades também colonizadas por alemães. É o ápice do calendário de eventos do município.
A cidade se transforma durante 10 dias em um burgo alemão com a Bauernfest. O evento é o mais aguardado pelos moradores e turistas da cidade e o segundo maior do gênero no Brasil. A influência germânica contagia todo o município com uma programação repleta de atividades culturais, dança folclórica, gastronomia, desfiles temáticos, cervejas, concursos de Realeza da festa, de Poesia, chope a metro, cuca alemã e chapéu mais enfeitado, entre outros, que resgatam as tradições dos colonizadores.