A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres iniciou em abril, mais uma etapa da campanha “Passageiro Consciente Viaja de Cinto”; o intuito é aumentar o índice de utilização do equipamento de segurança que é obrigatório, mas ainda não é hábito entre os usuários dos ônibus rodoviários. As atividades começaram no Terminal Rodoviário de Taubaté, no interior paulista.
Além do trabalho com os passageiros, a ANTT também vai orientar os motoristas e demais funcionários das empresas de ônibus sobre as melhores formas de abordagem sobre o tema com os usuários. A intenção é tornar os funcionários multiplicadores não apenas sobre a importância do cinto, mas do uso correto do dispositivo.
O projeto tem a parceria da Assessoria Especial de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Taubaté (SP); e foi desenvolvido pela Coordenação de Fiscalização da Unidade Regional de São Paulo da ANTT.
Os técnicos da Semob e da ANTT também vão realizar vistorias nos ônibus. Serão feitas analises de itens de segurança obrigatórios como saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus e faróis. A ANTT também vai verificar se a jornada de trabalho correta está sendo cumprida pelas viações ou se há excessos, o que interfere diretamente na segurança.
A ANTT diz que a campanha irá para as cidades de Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas, Presidente Prudente, Franca e Sorocaba; a previsão é que seja encerrada em novembro em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
No ano passado, a campanha foi realizada nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel, no Paraná, juntamente com os órgãos municipais de trânsito e transportes. Foram alcançados 6.678 passageiros.
Faça também a sua parte. Passageiro Consciente Viaja de Cinto!
Fonte: Diário do Transporte