O Amapá, um estado brasileiro com uma rica diversidade cultural e natural, reserva muitas surpresas para quem o visita. Descubra 10 curiosidades que o tornam esse estado único! Foto: Praça Floriano Peixoto, Macapá AP por Marcia Do Carmo- MTur
Conheça 10 Curiosidades Incríveis sobre o Amapá!

1. A Linha do Equador
Macapá, a capital amapaense, é a única capital brasileira cortada pela linha do equador. Isso significa que é possível estar em dois hemisférios ao mesmo tempo!
2. A Maior Área Protegida da Amazônia
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado no Amapá, é a maior área protegida da Amazônia e uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo.
3. A Fortaleza de São José de Macapá
Construída no século XVIII, a Fortaleza de São José de Macapá é um importante marco histórico e turístico do estado. Ela oferece uma vista panorâmica da cidade e do rio Amazonas.
4. O Marco Zero
O Monumento do Marco Zero, localizado em Macapá, marca o ponto exato onde a Linha do Equador cruza o continente americano.
5. O Festival do Açaí
O açaí é um fruto típico da região amazônica e o Amapá realiza um grande festival em sua homenagem, com diversas atividades e degustação de pratos à base desse fruto.
6. A Cultura Indígena
O Amapá abriga diversas etnias indígenas, que preservam suas tradições e costumes, contribuindo para a rica diversidade cultural do estado.
7. A Gastronomia
A culinária amapaense é rica em sabores e influências indígenas, com pratos típicos como o tacacá, a maniçoba, o tucupi e o peixe assado.
8. O Museu Sacacá
Localizado na capital do Amapá, o Museu Sacacá é muito mais do que um simples prédio que abriga objetos antigos. Ele é um portal para a rica cultura e a exuberante natureza amazônica. O nome “Sacacá”, é uma homenagem a Raimundo Santos Souza, um curandeiro localmente conhecido como “Doutor da Floresta”. Sacaca era famoso por seus conhecimentos sobre plantas medicinais e suas aplicações, sendo uma figura fundamental na difusão da medicina natural no Amapá.
9. Curiaú
O Curiaú é muito mais do que apenas uma comunidade; ele é um símbolo da resistência negra, da cultura afro-brasileira e da preservação ambiental no Amapá. Localizado a poucos quilômetros de Macapá, o Curiaú é um dos quilombos mais antigos e reconhecidos do Brasil.
10. Marabaixo
O Marabaixo, uma das principais manifestações culturais do Amapá, tem suas raízes no Curiaú. Os moradores do quilombo são mestres nessa dança e música, que expressa a alegria, a resistência e a religiosidade do povo negro. Essa rica expressão artística, que combina música, dança, canto e elementos religiosos, é um Patrimônio Cultural do Amapá!
Conheça a história do Amapá. Visite os museus e aprenda sobre a rica cultura do estado!
Comentários