Localizada no Sul de Minas, no alto da Serra da Mantiqueira, a 989 metros de altitude, está Aiuruoca, nome indígena que significa “Aiuru” (papagaio) e “oka” (casa) – Casa do papagaio.
A cidade tem pouco mais que 6 mil habitantes e é uma das mais antigas de Minas Gerais.
A cidade se divide em duas regiões turísticas e cada uma concentra uma parte dos pontos turísticos. São elas: Vale do Matutu e Vale dos Garcias.
Estar em Aiuruoca é vivenciar Minas Gerais em sua plenitude. A hospitalidade, a simplicidade, a culinária, arquitetura e o jeito mineiro de ser, estão presente em cada canto da cidade.
Aiuruoca é especial, por sua beleza, por suas cachoeiras e por sua história. Conhecer Aiuruoca é conhecer o coração de Minas Gerais.
A Cidade Sagrada
Aiuruoca é considerada uma das cidades mais sagradas do Brasil, possuindo um alto grau de vibração energética.
Aiuruoca é conhecida como uma cidade mágica, dona de um universo próprio encantador, de belezas naturais e simplicidade que podemos descobrir facilmente ao visitá-la. Tudo parece se integrar a natureza e flui em perfeita harmonia.
A cidade também integra o circuito turístico Terras Altas da Mantiqueira – do Parque Estadual da Serra do Papagaio e Serra da Mantiqueira – sendo considerada uma das melhores cidades para prática do Ecoturismo.
Das cachoeiras e picos, cujas altitudes variam de 1300 a 2357 metros, o mais famoso é o Pico do Papagaio. Das 82 cachoeiras do município, cerca de 40 são visitadas frequentemente, por suas águas limpas e cristalinas, e poços que propiciam banhos relaxantes.
A área urbana de Aiuruoca é um dos charmes do Sul de Minas, com tranquilidade típica do interior mineiro. Seus casarões antigos e bem cuidados, ruas de pedras, e jardins e praças, são cenários bucólicos presentes na cidade, que encantam os visitantes.
O que fazer em Aiuruoca
Conheça alguns pontos turísticos da cidade.
Praça Central de Aiuruoca
Apesar de pequena, a Praça Central de Aiuruoca é muito linda e aconchegante, e convida a todos a sentar e relaxar.
Igreja Matriz de Aiuruoca
De frente com a praça central, está a Igreja Matriz de Aiuruoca.
A charmosa Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1726 com seus antigos altares de madeira, chamam muita atenção pela beleza singular.
A Igreja já passou por várias modificações, porém mantêm até hoje sua arquitetura e características de época.
Vale do Matutu
É no Vale do Matutu, a 17 km do centro de Aiuruoca, que a energia das montanhas de Aiuruoca é mais sentida.
O trajeto é por estrada de terra e pelo caminho avistamos várias cachoeiras e paisagens espetaculares.
Matutu é um povoado que conta com pousadas, restaurantes e um rico artesanato, feito por seus moradores.
Além disso, no Vale do Matutu, o visitante também pode desfrutar das paisagens e cachoeiras, relaxar, meditar ou simplesmente contemplar os 130 metros de queda da Cachoeira do Fundo.
Casarão do Matutu
É uma casa centenária, tombada pelo patrimônio histórico municipal, sede da Associação de Moradores e Amigos do Matutu.
Mantêm até hoje sua arquitetura típica da época, e abriga em seu interior, um mini museu da região.
Poço das Fadas
O Poço das Fadas fica bem pertinho do Casarão do Matutu, e seu acesso é feito através de uma trilha curta e leve, de cerca de 10 minutos.
Além disso, o Poço é considerado um dos melhores lugares para tomar banho em Aiuruoca.
Cachoeira do Fundo
A linda Cachoeira do Fundo, tem 130 metros de queda d’água que impressionam.
A trilha leva cerca de uma hora e meia, e é de nível moderado, com subidas, lugares escorregadios e um rio para atravessar.
Cachoeira dos Garcias
Localizada no Vale dos Garcias, outra parte turística de Aiuruoca, o seu acesso é feito direto pela rodovia, antes mesmo de entrar da cidade.
São duas opções de trilha, uma mais íngreme e outra mais suave.
A cachoeira é linda, e tem um poço fantástico para banho.
Pico do Papagaio
Considerado por muitos o principal atrativo turístico de Aiuruoca, o Pico do Papagaio desafia até os mais bem preparados.
Compõe-se de um conjunto de elevações em forma de corcova, e tem altitude superior aos 2 mil metros. Lá de cima, tem-se uma vista incrível de 360 graus de toda a região.
Existem diversas trilhas que levam até o pico, saindo tanto do Vale do Matutu como do Vale dos Garcias. Porém, saindo do Vale dos Garcias, a distância é menor.
O nível da caminhada é pesado, e é necessário um certo preparo físico, além de acompanhamento de um guia.
Além das belezas naturais e do charme da cidade, em Aiuruoca a culinária é riquíssima. Queijos, mel, biscoitos, bolos, doces e todo o sabor da culinária mineira estão presentes nos restaurantes da cidade, bem como o artesanato.
Informações úteis
- A operadora que melhor pega na região é a Vivo;
- Existem poucos bancos na cidade, e com horários bem limitados, portanto leve dinheiro;
- Durante a semana, a cidade é bem parada, e muitos restaurantes não abrem.