Há milênios o vinho acompanha as mudanças econômicas, religiosas e culturais da sociedade. E a melhor maneira de mergulhar no universo particular dessa antiga bebida é visitar uma seleção de destinos que se dedicam à sua elaboração. Foto: Vinícola em Bento Gonçalves por Nathsegato – Pixabay
Cada etapa da produção do vinho é complexa e varia de acordo com a região de cultivo das uvas, além da cor e tipo de vinho que será produzido. Por isso, o processo de fabricação da bebida e sua aplicação na gastronomia são tão cultuados.
Conheça 9 destinos imperdíveis para os amantes do vinho!
1 – Napa Valley (Estados Unidos)
Próxima de São Francisco, a região tem a viticultura mais famosa das Américas e foi pioneira no enoturismo mundial. Abriga mais de 400 vinícolas e mais de 100 salas de degustação.
2 – Mendoza (Argentina)
O país possui o centro vinicultor mais importante da América do Sul, com mais de 850 vinícolas e mais de 10 milhões de hectolitros de vinho produzidos por ano, principalmente da variedade de Malbec.
3 – Valle de Casablanca (Chile)
O acesso é feito por Valparaiso, a 2h de Santiago. Aqui, onde se fabrica o melhor vinho chileno, você encontra vinhedos orgânicos (Emiliana and Matetic) e vinícolas de boutique, como a Kingston Family.
4 – Bordeaux (França)
Com área de mais de 115 mil hectares de vinhedos, a região viticultora francesa mais tradicional ultrapassa a produção anual de 800 milhões de garrafas de vinho. Bordeaux é famosa por oferecer vinhos com sabor único.
5 – Porto (Portugal)
O país possui uma grande quantidade de uvas nativas, o que permite a elaboração de vinhos com personalidades exclusivas. Na montanhosa Região Demarcada do Douro é produzido o famoso vinho do Porto.
6 – Cape Winelands (África do Sul)
A 2h da Cidade do Cabo, o distrito concentra seus vinhedos em vales ribeirinhos, ocupando uma área de mais de 100 mil hectares. A Stellenbosch Wine Route 62 é um dos roteiros de vinhos mais conhecidos na região.
7 – Rhinehessen (Alemanha)
Quem disse que não há espaço para o vinho na terra da cerveja? Perto de Mainz, a região é a maior viticultora do país e tem fama pela invenção do Winzersekt, um tipo de champanhe com uvas locais selecionadas.
8 – La Rioja (Espanha)
A duas horas da cidade de Bilbao, a região de vinhos mais famosa dos espanhóis, tem 64 mil hectares de vinhedos, espalhados em áreas de diferentes climas, tipos de solo e relevo. Aqui a bebida é produzida há mais de mil anos!
9 – Serra Gaúcha (Brasil)
O destino mais europeu oferece diversas cooperativas e produtores locais que oferecem tours guiados e opções de degustação de vinhos. A cidade de Bento Gonçalves é uma das principais produtoras da região.
QUER CONHECER UM DOS DESTINOS ACIMA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net