Paixão nacional no Brasil, o chocolate aparece como tradição em festividades populares no mundo inteiro como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Chanucá, Natal, Dia das bruxas, Dia dos Mortos, entre outros. Foto: Bruxelas por Ji-Sun Yoo – Pixabay
Se você é amante de chocolate e deseja provar os chocolates mais famosos do mundo, deve colocar no roteiro da sua viagem as cidades de Gramado, Nova Friburgo, Campos do Jordão, Vila Velha, Caçapava e Ilhéus no Brasil; e as cidade de Zurique (Suíça), Barcelona (Espanha), Bariloche (Argentina), Bruxelas (Bélgica), Hershey (Estados Unidos) e Guayaquil (Equador).
História do Chocolate
O chocolate passou a se difundir pelo mundo a partir do século XVI, quando o conquistador espanhol Hernán Cortés conheceu-o na corte de Moctezuma II no México e o levou para a Europa. Naquela época os astecas tomavam-no como uma bebida amarga e fria, preparada a partir da fruta do cacaueiro, árvore nativa das regiões tropicais da América, chamando-se xocolatl ou chocoatl (água amarga), e levava até pimenta e outras especiarias. Ao se difundir pela Europa, transformou-se e aprimorou-se. Na Espanha, perdeu a adição de pimenta e recebeu açúcar, canela e baunilha.
Resíduos de chocolate encontrados numa peça de cerâmica maia de Río Azul, na Guatemala, sugerem que já era utilizado como bebida por volta do ano 400 d.C. Documentos maias e astecas relatam que o chocolate era usado tanto para fins cerimoniais como no cotidiano, sendo, no entanto, consumido apenas pela elite.
A cultura cacaueira foi introduzida no Brasil no século XVII pelos portugueses, sendo um importante produto da Amazônia Portuguesa. O cultivo brasileiro em larga escala teve início no século XIX, na região de Ilhéus, no sul da Bahia. As condições climáticas adequadas fizeram com que o país liderasse a produção mundial de cacau no período entre 1905 e 1910. Somente a partir da segunda metade do século XIX algumas fábricas foram instaladas no Brasil. Atualmente o Brasil é o quarto produtor mundial de chocolate.
Tipos de Chocolate
O chocolate é, em geral, uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. De acordo com as proporções utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas. Os chocolates com mais porcentagem de manteiga de cacau são mais gordurosos e se derretem melhor na boca. Os chocolates com maior quantidade de pasta de cacau em pó são de sabor e aroma mais intensos. Além desse tipo, que geralmente é consumido em forma de tabletes e bombons, há o chocolate em pó para uso culinário e o achocolatado que pode ser bebido com leite.
Conheça 13 destinos imperdíveis para os amantes do chocolate!
1 – Gramado, Rio Grande do Sul
A entrada é gratuita nas fábricas da cidade serrana de Gramado. Na Chocolates Planalto, você conhece o processo de confecção de bombons dentro da loja. Já na Florybal você será recepcionado por uma grande cascata de chocolate. A Prawer oferece visita de cerca de 10 minutos, onde o turista acompanha de perto o trabalho minucioso dos artesãos confeiteiros.
2 – Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Na Queijaria Suíça, uma fábrica artesanal de chocolate, é possível acompanhar todo processo até o chocolate chegar à loja ao lado da fábrica. Originalmente o local era apenas uma queijaria, portanto, aproveite a visita para comprar trufas e saborosos queijos.
3 – Campos do Jordão, São Paulo
Na fábrica da Chocolate Araucária você vê a produção dos doces através de um vidro, dentro da loja. Ao final, assista a um vídeo sobre a história do chocolate. Aproveite para degustar bombons dos sabores mais variados nos shoppings e galerias da região.
4 – Vila Velha, Espírito Santo
Lá fica a fábrica da Garoto, que oferece o Chocotour – visita de uma hora e meia por chocodutos (corredores que se estendem por seis quilômetros dentro da fábrica) – com direito a degustação dos produtos. É preciso fazer reserva com antecedência.
5 – Caçapava, São Paulo
Faça o tour Chocolover pela fábrica da Nestlé, passando por uma plantação virtual de cacau com painéis interativos, efeitos de sonorização, ambientes aromatizados e apresentação de vídeos que contam a história dos principais chocolates da empresa. O passeio, de uma hora e meia, deve ser agendado.
6 – Ilhéus, Bahia
Um dos principais polos produtores de cacau do mundo, Ilhéus possui a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste, a Chocolate Caseiro, onde é possível acompanhar a produção de diversos produtos. Visite também as fazendas de cacau, como a Fazenda Primavera e a Fazenda Vitória.
7 – Zurique, Suíça
Os chocolates suíços estão entre os melhores do planeta e Zurique abriga diversas lojas famosas como Confiserie Honold e Confiserie Baumann. A fábrica dos chocolates Lindt também está localizada na capital financeira da Suíça.
8 – Bruxelas, Bélgica
Os belgas consomem todos os anos cerca de 8 kg de chocolate por pessoa. Na capital do país existe até o Museu do Cacau e do Chocolate, que conta a história e o processo de produção do doce.
9 – Oaxaca, México
Oaxaca é parte importante da história do chocolate, já que foi um dos primeiros lugares no mundo a usar o cacau. Hoje a iguaria é a parte fundamental de sua cultura e gastronomia.
10 – Barcelona, Espanha
Em 1780 a primeira máquina de chocolate foi construída em Barcelona, que hoje abriga o Museo de La Xocolata. As principais marcas espanholas são Valor, Torras, Trufas e Tirm.
11 – Hershey, Estados Unidos
Após a fundação da chocolates Hershey’s em Derry Church, na Pensilvânia, a cidade passou a carregar o mesmo nome da famosa fábrica. Hoje, turistas podem visitar o museu, o parque temático e hotel da Hershey’s, que tem até um spa de chocolate.
12 – Bariloche, Argentina
Como herança de suíços e alemães que migraram para o sul da Argentina, Bariloche possui deliciosos chocolates artesanais. O mais conhecido é o Abuela Goye.
13 – Guayaquil, Equador
Alguns dos chocolates mais puros do planeta são produzidos no Equador. Próxima à cidade de Guaiaquil, no sul do país, existe uma rota do cacau, onde você conhece o cultivo e a produção.
QUER CONHECER UM DOS DESTINOS ACIMA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net